-
Arquitetos: A1 Arquitectos
- Área: 220 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maru Serrano
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na pequena aldeia de Mogrovejo, declarada um Conjunto Histórico-Artístico em 1985, no Maciço de Ándara e de frente para o Monte Subiedes, Espanha. Sua implantação, na parte inferior do núcleo urbano, permite que o projeto se separe do restante das edificações e desfrute de sua imagem com as montanhas ao fundo.
O volume existente era originalmente um pequeno estábulo no térreo com um celeiro no pavimento superior seguindo a organização tradicional da arquitetura vernácula. Os proprietários, Carmen e José Félix, herdaram a edificação inutilizada e decidiram valorizá-la convertendo-a em dois apartamentos para dar nova vida à estrutura.
O objetivo era manter a divisão por pavimentos, situando um apartamento em cada nível e conectando ambos através da escada, que é a área de acesso comum. Este elemento torna-se um dos protagonistas, pois procura criar um hall semelhante a um pátio, combinando elementos tradicionais, como paredes de pedra e telhados de madeira, com elementos contemporâneos como a escada de aço ou a divisória de madeira e vidro.
A casa busca preservar o caráter dos espaços existentes antes da renovação. O pavimento superior, anteriormente um mezanino para depósito, é um espaço de maior altura e quase diáfano onde a luz e o telhado são protagonistas. O térreo, no entanto, onde o gado era abrigado no inverno, tem altura e escala mais moderadas. Aqui, os pilares e vigas originais, bem como as aberturas que se conectam com o exterior, rapidamente chamam a atenção do visitante.